A página do Facebook, VOCAL POP, fez uma análise do primeiro álbum de estúdio da Ariana Grande, Yours Truly. Além disso, também fizeram um vídeo com o alcance vocal que a cantora usa no trabalho. Confira:
Lançamento: 03 de Setembro de 2013.
Gravação: 2011-2013
Gêneros: Pop, R&B.
Duração: 47:22
Extensão vocal Usada: F#3 – F#6 Oitavas: 3 oitavas.
Yours Truly (que anteriormente era denominado Daydreamin’) é o álbum debut de Ariana Grande e foi lançado no dia 03 de Setembro de 2013 através da Republic Records. O álbum conta com 13 faixas e tem por volta de 50 minutos de duração. O álbum foi prematuramente divulgado acarretando dores de cabeça a seus idealizadores e é o álbum a ser analisado por mim hoje.
Yours Truly é um álbum de instrumentação leve, presente, com grandes referências (entre elas jazz, soul, dance e pop music) e de absorção simples para o público mainstream. Os instrumentos apesar de presentes carregam consigo uma sonoridade artificial e comercial por usar do pop como estilo predominante em todas as faixas. Para o público-alvo de Ariana (Crianças e adolescentes) inovações grandiosas nas roupagens das faixas não são levadas como prioridade e é exatamente isso que o álbum nos mostra em toda sua extensão.
A voz de Ariana é conduzida de forma inteligente pelos produtores explorando suas proezas vocais sem a conciliação de efeitos de editores de áudio e ou ambientações exóticas expondo nada mais que seu timbre redondo, brilhante e metálico. A voz mista de Ariana é tratada como prioridade em toda a extensão do álbum que é executado nas alturas a todo momento, deixando ofuscada sua voz de peito que quase não é presente se tendo seu apogeu em um A3 (Lá 3, a terceira nota lá do piano). Sua voz de cabeça é presente, como boa soprano que é não poderia deixar de usar esse registro que imortalizou a classe. A voz de Ariana casa perfeitamente com a reverberação escolhida para o álbum que explora a simplicidade de ritmos dos anos 50, 60 e 90 em ritmos obviamente mais comerciais voltados para crianças e pré-adolescentes.
As letras são simplistas, típicas de baladas pop comerciais e não ousam em nenhum aspecto, mas trazem consigo uma ponta de sinceridade, porém é óbvia a manipulação de vários profissionais do atual podre mercado fonográfico por detrás das mesmas. A arte usada nesse álbum é incerta e tem grandes chances de ser mudada no decorrer do lançamento do álbum. Surpreende um fundo preto na capa do álbum… Um chão lotado de flores em um vestido branco (como era a suposta capa que havia vazado anteriormente) seria uma escolha menos ousada.
Aparentemente nenhum alter ego é usado no álbum, porém não creio que Ariana seja tão doce quando a manipuladora indústria Pop atual a faz parecer.
Citados os pontos acima posso dizer que Yours Truly é um álbum que não é um poço de originalidade ou direcionado a pessoas maduras e ou com senso musical crítico apurado e sim para jovens que querem ouvir algo singelo, de fácil absorção, qualidade aparente e baladas Pop.
# Conclusão Final – Um álbum que atende seu público-alvo, mas que não estende suas possibilidades ao todo limitando seu público. Recomendo que comprem o álbum quando o mesmo estiver disponível a venda, se divirtam, gostem e não prejudique seu artista favorito baixando cópias ilegais sem adquirir uma oficial… Eu irei adquirir a minha assim que possível e vocês?
 

VÍDEO – ALCANCE VOCAL

Análise: Sávio Alves
Acesse: Vocal Pop
Curta a página no Facebook: Vocal Pop

SEO - berlin werbung