Há um mês, Ariana Grande posou para o fotógrafo Joe Pugliese. As fotos foram divulgadas hoje (19) e elas estamparão a nova edição da revista Billboard, que chega com uma enorme entrevista da cantora. Ariana fala sobre sua carreira, vida pessoal e se posiciona firme em questões sociais.
Abaixo você pode conferir a tradução da matéria que foi ao ar no site da Billboard, além de fotos e vídeos:

Revista Billboard – Site

Por: Chris Martins

Tradução: Bruno Coelho (Equipe AGBR)

Enquanto possui cinco quartos, piso de mármore e uma enorme janela com vista para a linda Benedict Canyon, a casa em Beverly Hills para a qual Ariana Grande se mudou no verão passado não tem qualquer tipo de decoração. Numa tarde de segunda-feira em abril, Ariana se senta em uma cadeira de pelúcia branca e esparrama sua cabeça na mesa de jantar. Ela está usando um top preto liso, calças elásticas preta, tênis preto e seu cabelo paira sobre o peito em duas partes frouxamente trançadas. Um MacBook, iPhone, garrafa de água e café gelado do Starbucks à sua frente. É como se uma reunião em Hollywood estivesse prestes a começar – o que é reforçado quando ela resume o “Dangerous Woman”, seu terceiro álbum, numa voz rouca pronunciando cada sílaba: “Uma garota de 22 anos tentando equilibrar crescimento, amor e um monte de besteiras ao longo do caminho“.

Grande aparece na capa do “Dangerous Woman” numa brilhante máscara com grandes orelhas. Parece que foi projetado para a série American Horror Story pelos cartunistas da Warner Bros. O super coelho “é meu super-herói ou vilão – depende de como estou me sentindo no dia“, diz Ariana. “Sempre que eu duvidar de mim mesma e questionar minhas escolhas – porque outras pessoas estão me dizendo coisas diferentes -, meu instinto diz ‘O que essa super-coelha piranha faria?’. Ela me ajuda a decidir“.

Devido sua coragem, equipe e alter-egos, tem sido uma grande carreira para Ariana até agora. Com seu hit de março “Dangerous Woman” – uma faixa R&B sensual com uma mensagem de auto-capacitação – Grande se tornou a primeira artista da história da parada Billboard Hot 100 a ter os três lead-singles dos três primeiros álbuns estreando direto no top 10. Ela também tem 1.3 milhões de álbuns vendidos nos Estados Unidos, de acordo com Nielsen Music; arrecadou 41.8 milhões de dólares em 2015 com a “The Honeymoon Tour”, de acordo com o Billboard Boxscore; ultrapassou 4 bilhões de visualizações em sua conta no YouTube; é a 4ª pessoa mais seguida no Instagram (71.4 milhões) e a 18ª no Twitter (38.8 mihões); e dará o pontapé inicial na divulgação de seu mais recente álbum com uma performance no Billboard Music Awards, em 22 de maio. E, ela diz, “Eu sinto como se estivesse apenas começando – muitas pessoas esquecem que só estou no mercado há três anos“.

O grande desafio de Ariana está em sua imagem. Como todas as estrelas pop femininas estão entrando na fase adulta nesses dias, ela enfrenta uma grande pressão para provar não só a ela mesma que cresceu e é sexy, mas que está de certa forma falando em nome de outras mulheres. Em sua tentativa de ser levada a sério, ela tem que superar muitas coisas. O mundo a conheceu como Cat Valentine, uma personagem adorável em duas séries adolescentes do canal Nickelodeon (o último, “Sam & Cat”, terminou em 2014), e ela não tem espalhado muito esse brilho infantil. A sua pequena estatura, o amor pela série literária Harry Potter (ela descreve a Super-Coelha como “meu patrono”) e todo o tema-animal não exatamente lhe ajudam. Muito menos ser flagrada por uma câmera de padaria em 2015 lambendo doces que não lhe pertenciam, enquanto declarava “eu odeio a América”.

Mas Grande tem uma arma não tão secreta sobre tudo isso: grande talento. “Ela é uma cantora pura“, diz Macy Gray, 48 anos, que participa da canção mais Soul do “Dangerous Woman”, “Leave Me Lonely”. “É semelhante ao que Mariah Carey, Whitney Houston e Christina Aguilera têm – aquela coisa poderosa. Mas eu não havia percebido isso. Ela faz todos esses discos pop onde você pode detonar numa música sem fazer esforço“, completou.

Sobre sua participação no Saturday Night Live: “Eu não posso te dizer o quão intenso e surreal foi pra mim“. O tema do programa girou em torno do escândalo dos donuts, onde ela pôs o incidente numa vitrine para seu talento e auto-consciência do erro, cantando sobre a necessidade de um escândalo adulto (“Miley teve o dela, Bieber teve os dele”) para levar sua carreira a um novo patamar. “Eu estava tão feliz de ser capaz de tirar sarro de mim mesma“, disse Ariana, que completou: “Se você acha que está rindo de mim, eu prometo que estarei rindo antes“.

Quando se trata da delicada arte de sinalizar a sua consciência feminina, Ariana promou ser nada menos que natural. No Instagram ela postou fotos de Maya Angelou, Coco Chanel e sua tia jornalista Judy Grande com Gloria Steinem nos preparativos para o lançamento do “Dangerous Woman”.

O seu feminismo não é fingimento. “Você quer ver algo que tenho salvo no meu celular pois me chateia muito?“, ela pergunta. É uma coleção de tweets de uma estação de rádio do Reino Unido com tiradas rudes – dois (tweets) elogiando Zayn e Justin Bieber por mostrar a pele e dois repreendendo Miley Cyrus e Kim Kardashian por fazer a mesma coisa. “Se você vai delirar como quão sexy um artista masculino é sem roupa“, diz Ariana, “e uma mulher decide ficar de calcinha e mostrar os seios em uma sessão de fotos, ela precisa ser tratada com o mesmo espanto e admiração. Vou dizer isso até ser uma senhora de idade com os seios de fora na Whole Foods. Vou estar no corredor de produtos, pelada aos 95 anos, com rabo-de-cavalo, um fio de cabelo à esquerda da testa e com um laço Chanel. Guarde minhas palavras. Lhe vejo lá com meus 95 cães“.

Em junho, Ariana tweetou uma captura de tela de uma redação que escreveu sobre sua independência, coberta com uma citação de Steinem (1971): “Qualquer mulher que escolhe se comportar como um ser-humano completo deve ser alertada de que os exércitos de status a tratarão como uma espécie de piada suja. Ela vai precisar de sua irmandade“.

Irmandade a qual inclui sua mãe e avó, suas empresárias Stephanie Simon e Jennifer Merlino (Grande se desligou do co-empresário Scooter Braun em fevereiro), suas fãs Arianators e velhas amigas da Flórida: Misha Lambert, agora uma escritora que se auto-publica, e Alexa Luria, que acabou de se graduar na Universidade da Flórida e tem 560 mil seguidores no Instagram pelo status de melhor amiga de Ariana.

Eu tenho vários amigos realmente amáveis que conheço desde a escola primária“, diz Grande. “Eles acham engraçado que as pessoas querem tirar fotos comigo na Starbucks, porque é – é estranho. Eles me mantém saudável e humilde. Eu ainda me sinto como a Ariana de Boca (Ratón) que ama musicais de teatro e cachorros. Estou apenas trabalhando agora“.

Mas naquela época Ariana também já trabalhava. Quando tinha 8 anos ela cantou o hino nacional norte-americano no jogo do Florida Panthers, foi flagrada por Gloria Estefan fazendo karaokê num navio de cruzeiro (Estefan disse à Ariana que “é isso que você precisa continuar fazendo“) e estrelou Annie numa peça no teatro local. Isso tudo na época em que seus pais se separaram. Joan Grande (sua mãe) é diretora executiva da Hose-McCann, uma empresa de comunicações com contatos militares e seu pai, Edward Butera, possui um estúdio de design gráfico em Boca Ratón, onde Ariana cresceu com seu irmão mais velho, Frankie (hoje ator, apresentador e personalidade do YouTube). Naquela época ela se vestia muito como Dorothy Gale, e às vezes como Jason Voorhees.

Eu era uma criança confusa“, disse Ariana. “Lembro de uma noite que meu pai chegou tarde do trabalho e estávamos com o rosto pintado com a composição esquelética do mesmo. Ele disse ‘É dia das bruxas?’ mas não, era apenas mais uma quarta-feira em casa“.

Grande cantou a trilha sonora de “O Guarda-Costas” e “O Mágico de Oz”, interpretada há alguns anos, e fez canções usando uma GarageBand e uma Boss RC-50 Loop Station, como sua inspiração Imogen Heap. (Nossa entrevista foi interrompida quando seu técnico de som chega para recolher as luvas Mi.Mu, uma invenção de Heap e que Ariana usou em seus shows da turnê mais recente). A Broadway chegou primeiro. Em 2008. Ariana se mudou para Nova York com sua mãe e Frankie depois de ganhar um papel no musical “13”. Então, em 2009, eles se mudaram para Los Angeles para ela gravar o seriado “Victorious”, da Nickelodeon.

O diretor executivo da Republic Records, Monte Lipman, assinou com Ariana em 2011, quando ela tinha apenas 17 anos. “Eu estou chegando na empresa“, lembra ele “e em 12 minutos ela chega e diz ‘Você quer me ouvir cantar?’, então ela canta uma faixa da Whitney Houston e o tempo simplesmente para. Outra coisa intrigante foi que ela disse estar buscando estabelecer uma carreira musical. Ela é bem determinada e incrivelmente habilidosa“.

Ariana lembra de seu single “Put Your Hearts Up”e em seguida de 2013, quando foi relançada: “Em um minuto eu era Cat Valentine, no outro estava cantando R&B com Mac Miller“. Big Sean, outro rapper com quem Ariana fez parcerias, se tornou seu namorado. Seus oito meses de namoro terminaram em 2015 porque seus trabalhos e turnês os mantinham afastados a maior parte do ano, e Grande disse que o término não foi tão difícil. Porém, o tipo de cobertura sensacionalista que a rodeava atualmente ainda a fere.

Nunca serei capaz de engolir o fato de que as pessoas sentem necessidade de atrelar o sucesso de uma mulher a um homem quando dizem seu nome“, diz Ariana, fazendo referência ao relacionamento de outros cantores. “Eu vi uma manchete – tire suas próprias conclusões sobre o assunto pois (citar nomes) acarretaria num grande drama, o qual eu não quero – que chamaram alguém de ex de alguém, o que me deixa irritada. Essa pessoa teve tantas gravações boas no último ano, e ela não tem namorado ele faz tempo. Chamem as pessoas pelo nome!“, sua voz ecoa pelas paredes de sua casa. “Eu odeio isso. Tipo, estou furiosa. Desculpe, você começou esse papo… Eu preciso tomar um gole de água e respirar. Não quero mais falar dessa merda“.

Parece óbvio que Ariana está se referindo à Justin Bieber e Selena Gomez, embora não esteja muito claro que ela esteja protegendo Gomez pois ela tem trabalhado muito duro para ter seu momento roubado ou ela se ressente de ter seus antigos romances como alvo de cliques. Num momento mais calmo, quando perguntada sobre a diferença entre fama de TV e estrela pop: “Quando você está interpretando um personagem bobo num programa infantil, as pessoas não querem lhe difamar tanto“, diz Grande. “Eles pegam muito mais pesado com estrelas pop – eles não têm medo de machucá-las“.

Ariana disse que passou por muitas coisas nos últimos 18 meses, mas quando perguntada sobre algo mais específico, ela apenas diz que está tudo nas letras do novo álbum. “Sou muito melhor em fazer músicas do que contar histórias aos outros“, admite. Quanto ao flagrado mas não confirmado namoro com o dançarino (e parceiro no crime dos donuts) Ricky Alvarez, ela é sucinta: “Nós estamos felizes. Sou uma menina muito feliz. Agora tenho uma vida saudável, e acho que isso é tudo que alguém se importa em saber. Fim“.

Ariana não mencionou que o Ricky lhe inspirou na faixa de abertura do novo disco, “Moonlight”. “É como o Ricky a chamou uma noite. Acho que foi depois do primeiro beijo deles“, disse uma amiga próxima de Ariana e co-compositora há seis anos, Victoria Monet. de 23 anos. “Ele esperou por um bom tempo para beijá-la e ela foi realmente impressionada. Ele é um cavalheiro e a música é uma pequena marca do início do relacionamento“. Grande envia textos e mensagens de voz à Monet assim que alguma letra de música lhe vem à cabeça, e as duas compõem durante “noites de pijama” onde elas usam macacão e jogam cartas. Ariana também convidou Monet para sua turnê onde ela poderia ouvir um estádio cheio de fãs cantando suas músicas.

Nos bastidores com outras pessoas, tem sido especulado que Ariana é um pouco difícil de se conviver – que ela seria, bem, uma diva. “A frase para Ariana é ‘seja você mesma’“, diz Lipman. “Ela assume uma enorme responsabilidade e não tem medo de desafiar nada. Algumas pessoas são intimidadas por isso. Mas eu a incentivo. Temos argumentado – vamos levantar nossas vozes -, mas isso é um conflito criativo e aí as faíscas nascem. E sempre começa e termina com a Ariana“.

Quando perguntada sobre Kanye West e sua notória frase na canção “Famous” (“Sinto como se eu e a Taylor Swift ainda pudéssemos transar/Porque? Fiz essa cadela famosa”), Ariana se contorce mas se recusa a criticar o West. “Estou em conflito. É algo sério para se fazer piadas mas, ao mesmo tempo, muitos artistas usam humor em suas canções. Digo, sim, é difícil de escutar. Mas estou obcecada pelo álbum do Kanye. Estou obcecada pelo álbum da Taylor. Existem problemas, mas isso é com o Kanye. Ele é um artista fantástico“.

Ariana está determinada a evitar qualquer tipo de controvérsia. Ela não vai comentar, por exemplo, da briga no Twitter entre Taylor Swift e sua parceira musical no “Dangerous Woman, Nicki Minaj, ao decorrer do último ano que foi amenizada no MTV Video Music Awards de 2015. “Se as pessoas estão brigando, quero estar o mais longe possível. Já disse isso um milhão de vezes: odeio drama. Amo mulheres na indústria. Sou uma grande fã dos meus colegas e tento mantê-los. É por isso que não olho nada. Sou tipo ‘Minha música foi lançada!’, então corro para as montanhas. ‘Aqui estão meus cães! Tchau!’“.

Falando em seus cachorros: Grande tem sete (não 95, pelo menos não ainda). Um resgatado chamado Cinnamon me ofereceu a pata quando cheguei, e seu york adotado Strauss pulou para seu colo no meio da entrevista. O cheagle Toulouse, que modelou para a marca Coach em 2015, me levou até a porta na hora de ir embora. Grande me ofereceu um abraço, mas sua equipe, que se desculpou antecipadamente, já caminham de volta à grande mesa, de modo que ela também não demora. O zoológico espera por seu líder.

FOTO: Capa

001.jpg 001.jpg 001.jpg 001.jpg 001.jpg

FOTOS: Ensaio

001.jpg 002.jpg 003.jpg 004.jpg 005.jpg

FOTOS: Capturas do Ensaio

Billboard_BTS_Shoot_Ariana_June_056.jpg Billboard_BTS_Shoot_Ariana_June_072.jpg Billboard_BTS_Shoot_Ariana_June_088.jpg Billboard_BTS_Shoot_Ariana_June_107.jpg Billboard_BTS_Shoot_Ariana_June_113.jpg