Os fãs de pop aguardaram ansiosamente o anúncio do single nº #1 dessa semana no Billboard Hot 100 de hoje (18 de Maio), com novos singles do rapper 6ix9ine (“Gooba”) e o dueto das estrelas pop Ariana Grande e Justin Bieber (“Stuck With U”) como os prováveis competidores pela primeira posição do chart.

No fim, a Billboard anunciou que “Stuck With U” debutou no topo da lista nessa semana, com “Gooba” ficando duas posições abaixo no nº #3 em sua primeira semana. (“Say So,” o #1 da última semana por Doja Cat com Nicki Minaj, terminou no meio em #2).

Isso acarretou uma controvérsia nas redes sociais, conforme 6ix9ine foi ao Instagram pouco tempo após o anúncio para afirmar que os streams de seu single foram descontados impropriamente, e alegou que as forças por trás de “Stuck With U” “compraram” seu nº #1 através de compras ilegais. (Grande, Bieber, e o empresário/co-compositor de “Stuck” Scooter Braun foram ao Instagram para negar as alegações do rapper.)

Com o objetivo de transparência, a Billboard gostaria de esclarecer as regras e classificação do Hot 100, os cálculos que compõem o que determina o ranking final, e os status acumulados pelos dois singles que marcaram os maiores debuts dessa semana. Aqui estão os fatos.

Os streams totais para “Gooba”: 55.3 milhões combinando áudio e vídeo em streams nos EUA para “Gooba” foram anunciados pela Nielsen Music/MRC Data e Billboard para o Hot 100 dessa semana.

6ix9ine alega que nem todos os seus streams foram contados apropriadamente: Os números de stream visíveis para o público nas plataformas de áudio e vídeo não refletem no volume incluído nos cálculos da Billboard. Nem mesmo os números de stream que os serviços disponibilizam para os criados (incluindo 6ix9ine e sua equipe) diretamente através de uma função de tabela de dados.

Ao invés disso, cada provedor de dados disponibiliza um número apurado para a Billboard e Nielsen Music/MRC Data – excluindo streams que não atendem aos parâmetros vigentes, como apenas streams nos EUA, duração mínima de audição, plays excessivos e falta de verificação do usuário. Isso se aplica a todas as músicas e artistas. (A Billboard contatou o YouTube para que comentassem sobre as estatísticas de visualizações em “Gooba.”)

Os 30 milhões de streams que 6ix9ine disse que Billboard contou bate com o chart total para todas as visualizações no vídeo. Esse número é mais que o dobro de visualizações de qualquer vídeo musical em uma nesse ano.

A discrepância entre as visualizações de “Gooba” no YouTube (mais de 180 milhões) e o número de streams que a Billboard contou para a música essa semana (55.3 milhões): Os números para um vídeo na página do YouTube são de visualizações globais, e não passam por nenhum dos filtros citados acima. A Billboard conta apenas visualizações em território norte-americano para seus charts.

A previsão do Hot 100 que 6ix9ine cita em seu vídeo no Instagram: As previsões do chart mostradas não foram criadas nem providenciadas pela Billboard para a indústria. Aqueles com acesso a dados de vendas, streaming e rádio de várias fontes costumam a criar seu próprio modelo de chart e atualizá-los em sua própria frequência. A Billboard não distribui quaisquer prévias do Hot 10 para gravadoras, empresários ou artistas.

O pico de vendas de “Stuck With U” nas últimas 24 horas alegados por 6ix9ine no vídeo: “Stuck With U” estava disponível para compra durante a semana por download digital, bem como em várias combinações de formatos físicos/download digital através das lojas online de Ariana Grande e Justin Bieber. O pico de vendas provavelmente diz respeito às vendas na quinta-feira, 14 de maio – o último dia de contagem na semana – quando cópias autografadas de “Stuck With U” foram colocadas à venda nos sites de Grande e Bieber.

Um single ou álbum autografado é uma forma de venda aceita disponível para qualquer artista e foi repetidamente noticiado nas histórias do chart da Billboard quando tais itens impactaram a Hot 100. 6ix9ine, entretanto, lançou um CD single/download digital não autografado no último dia de contagem da semana através de seu site.

Como noticiado no post dessa semana anunciando os resultados da última Hot 100, “Stuck With U” vendeu 108 mil cópias até o final da semana de contagem (14 de Maio) e “Gooba” vendeu 24 mil, de acordo com Nielsen Music/MRC Data.

Alegações de 6ix9ine de que “seis cartões de crédito” foram responsáveis por uma grande porcentagem das vendas de “Stuck With U”: A Billboard e Nielsen Music/MRC Data realizam inspeções em todas as vendas divulgadas com acesso a detalhes de compra, e trabalha com dados de parceiros para detectar compras em massa excessivas e remover essas unidades no total das vendas finais. Todos as faixas nessa semana, como em todas as outras, foram submetidas ao mesmo exame minucioso. (Billboard entrou em contato com House/Bravado, empresa que comercializa e divulga vendas direto ao consumidor, para comentarem sobre os dados de venda providenciados para “Stuck With U.”)

6ix9ine alega que a Billboard não “divulgava” informações sobre os dados quando perguntada: A Billboard e Nielsen Music/MRC Data foram abertos e francos sobre todas as informações que dizem respeito a “Gooba” com a equipe de 6ix9ine. Isso inclui explicar a metodologia da Hot 100 e como o ranking final e os pontos do chart para “Gooba” foram calculados. A Billboard e Nielsen Music/MRC Data não podem, contudo, providenciar informações detalhadas sobre uma faixa a ninguém além do dono do conteúdo.

Como os cálculos multi-métricos da Hot 100 são feitos, e como isso acarretou nos resultados dessa semana: A Hot 100 tem uma metodologia fixa, atualizada pelo menos uma vez por ano, com cada métrica dividida por um certo número, que resulta em uma proporção média do chart na qual os streams são o fator mais fortemente ponderado, seguido pelo airplay nas rádios e então as vendas. Cada música tem sua própria proporção destrinchada baseada em uma atividade específica, que contrubui para a média geral a cada semana.

No geral, “Stuck With U” contabilizou 28.1 milhões de streams nos EUA, 26.3 milhões em audiência nas rádios e vendeu 108 mil na semana de contagem. “Gooba” teve 55.3 milhões de streams nos EUA, 172 mil de audiência nas rádios e 24 mil cópias vendidas.

Esses números somados resultam nos rankings de cada música respectivamente na Hot 100 dessa semana.

Fonte: Billbard

SEO - berlin werbung