No dia 3 de setembro de 2013 foi lançado o “Yours Truly”, que já em sua semana de estreia alcançou o 1º lugar da Billboard 200, quebrando um recorde de vendas existente há 3 anos para álbuns de iniciantes. No mesmo mês, Ariana liberou aquele que seria o terceiro e último single do CD, “Right There“, parceria com Big Sean. A música, assim como “Baby I”, obteve um desempenho abaixo do esperado pela gravadora.
Ainda em meio a promoção de “Right There”, Ariana deu início a um projeto de lançamento de músicas natalinas em formato semanal, todas parte do EP “Christmas Kisses“. Foram liberadas 4 faixas: “Last Christmas“, “Love is Everything“, “Snow in California” e “Santa Baby (feat. Liz Gillies)“. Foi também nesse mês que ela realizou uma performance marcante e ganhou o prêmio de Artista Revelação de 2013 no American Music Awards (AMA).
Para encerrar o ano, Ariana realizou uma pequena “turnê” junto ao festival “Jingle Ball”, com direito a 6 apresentações. Com o fim de 2013, a cantora também marcou presença em listas especiais organizadas pela crítica especializada que destacaram seu álbum de estreia como um dos melhores lançamentos do ano.
My Everything
No início de 2014, Ariana fez uma viagem profissional ao Japão para relançar e divulgar o “Yours Truly”. Ela concedeu entrevistas em rádios japonesas, performou em programas de TV e fez seu primeiro show em território asiático. No mês seguinte, após um rápido retorno aos Estados Unidos, a estrela fez uma nova viagem ao oriente e enfim relançou seu primeiro disco. O relançamento do “Yours Truly” no Japão vendeu mais de 14 mil cópias na primeira semana, e tornou-o um dos discos mais vendidos do ano.
Com o relançamento feito e a era encerrada, Ariana começou a trabalhar naquele que seria seu segundo álbum de estúdio. A cantora recrutou grandes compositores e produtores e focou na gravação do projeto durante alguns meses. Nesse meio tempo, ela foi convidada pelo cantor Chris Brown para a gravação de uma participação especial em seu mais novo disco. “Don’t Be Gone Too Long” (título da faixa) chegou a ter um videoclipe filmado e foi cogitada para um lançamento oficial como single de Brown, porém a versão da canção com os vocais de Ariana e seu vídeo foram engavetados.
Após algumas mudanças e cancelamentos, foi lançado em 28 de abril de 2014 o primeiro single do segundo álbum da cantora. “Problem“, parceria com a rapper Iggy Azalea, rendeu-lhe seu primeiro top 3 no Hot 100 da Billboard e tornou-se um dos maiores hits do ano, sendo a 8ª canção mais vendida de 2014 em todo o mundo, com quase 4 milhões de unidades vendidas somente em território estadunidense.
Em junho, Ariana liberou o segundo single do novo disco: “Break Free“, parceria com o DJ alemão Zedd. A faixa vendeu milhões de cópias ao redor do mundo e atingiu a 4ª colocação da parada de singles da Billboard, tornando-se mais um grande hit na carreira da estrela. No fim do mês, a cantora revelou que o novo álbum se chamaria “My Everything“, e que seria liberado dali a algumas semanas.
“My Everything” foi lançado oficialmente em 25 de agosto de 2014, em meio a problemas pessoais recentes da estrela (seu avô acabara de morrer e Ariana passava por momentos delicados em sua família). As dificuldades, no entanto, não a pararam: A cantora trabalhou arduamente na divulgação do projeto, que foi promovido ao longo de 2014 com várias performances em festivais, programas de TV e famosas premiações.
O álbum estreou no primeiro lugar da Billboard 200 vendendo mais de 169 mil unidades em seus 7 primeiros dias. Mundialmente, o disco também atingiu o topo das vendas de diversos países, sendo certificado com discos de ouro e platina em aproximadamente 15 nações. No total, ele já acumula mais de 1.8 milhões de cópias comercializadas em todo o planeta.
Além de “Problem” e “Break Free”, o “My Everything” gerou outros 3 hits: “Bang Bang” (parceria com Jessie J e Nicki Minaj), “Love Me Harder” (dueto com The Weeknd) e “One Last Time“. Dentre as 5, quatro atingiram as 10 primeiras colocações da Billboard Hot 100 e juntas, foram responsáveis pela venda de quase 20 milhões de cópias ao redor do mundo.
A era “My Everything” também acarretou na vitória de Ariana em diversas premiações, sendo as mais importantes: VMA, EMA e o BAMBI Awards. O reconhecimento da crítica também não foi deixado de lado: O disco gerou 2 indicações ao GRAMMY Awards 2015, nas categorias “Best Pop Vocal Album” e “Best Pop Duo/Group Performance” (esta última pelo single “Bang Bang”).
Já em 2015, Ariana deu início a sua primeira turnê em nível mundial. Intitulada “The Honeymoon Tour“, a digressão estreou em 25 de fevereiro e estender-se até outubro, com mais de 80 datas…
• Saiba mais sobre a The Honeymoon Tour clicando aqui •
Dangerous Woman
Inicialmente, “Moonlight” era o nome para o terceiro álbum de estúdio de Ariana, mas em 22 de Fevereiro, através do Snapchat, ela deu o nome final do álbum: Dangerous Woman, dois dias depois, a cantora lançou o site dangerouswoman.com para promover o álbum, no qual continha a seção”chá”, onde era lançado novidades a cerca do álbum, e “shop” onde era vendido produtos oficiais do mesmo. No dia 10 de março foi divulgado, no seu site e redes sociais, a capa oficial do álbum, e no dia seguinte (11/03) o primeiro single, que dava nome ao álbum, era lançado, junto com a pré-venda do álbum no iTunes.
Dangerous Woman (single) foi anunciado no dia 1 de Março , 2016 por Ariana. Um trecho da canção foi lançada como música de fundo para o Victoria’s Secret Swim Special em 9 de março de 2016 e enviado para as rádios em 15 de março de 2016. A canção se tornou sétimo top 10 de Ariana na Billboard Hot 100, bem como o seu quinto single a estrear no top 10, tendo seu pico em #8. A canção já vendeu mais de 3,2 milhões de cópias em todo mundo.
No dia 20 de maio, o álbum “Dangerous Woman” era lançado, foi eleito pela Billboard, MTV UK e Complex Magazine um dos melhores álbuns de 2016 . O album vendeu mais de 271 mil cópias mundialmente na primeira semana e estreou em #2 na Billboard 200 (Parada de albuns americana). Atualmente, o album acumula mais de 1 milhão e 800 mil cópias vendidas no mundo todo, sendo um dos mais bem sucedidos comercialmente de 2016. O álbum recebeu 2 indicações ao Grammy Awards, na categoria Best Pop Vocal Album e Performance Pop Vocal.
No dia 23 de maio de 2016, Grande anunciou no site do seu álbum, que iria sair em turnê no final de 2016 ou início de 2017 e que os fãs que compraram seu álbum na pré-venda teria um código para comprar os bilhetes antes da venda geral. No dia 9 de setembro de 2016, Grande lançou as datas para a primeira parte da turnê, começando no dia 3 de fevereiro de 2017.
“Dangerous Woman Tour” foi a terceira turnê — segunda em nível mundial — de Ariana Grande. Com total de 75 shows oficiais agendados (+ One Love Manchester Concert e F1 Singapore Show) , ela deu suporte a divulgação do terceiro álbum de estúdio de Ariana, “Dangerous Woman“. A turnê passou pela América do Norte, América Latina, Europa, Oceania e Ásia com total de 867.884 mil pessoas e uma arrecadação de mais de $70.665.651,00.
• Saiba mais sobre a Dangerous Woman Tour •
sweetener
Após a turnê, Ariana Grande se manteve em silêncio sobre o seu novo álbum, postando apenas alguns Stories no estúdio, mas na época ela não deu dicas sobre o que o seu novo álbum se tratava, porém o seu empresário, Scooter Braun, deu uma dica sobre o novo trabalho à revista Variety.
Ele ressaltou que a intenção é valorizar os vocais potentes, com uma sonoridade mais madura, ele disse:
“Ela tem uma voz tão extraordinária e é hora de cantar as músicas que a definem” […] “Whitney, Mariah, Adele… Quando elas cantam, essa que é a músicas delas. Ariana tem grandes momentos vocais, é o momento de valorizar isso”.
Grande começou a trabalhar em canções para o álbum com Pharrell Williams ainda em 2016, mas os eventos em Manchester deram um duro retorno às expectativas do projeto. Em 20 de abril de 2018, Grande lançou No Tears Left to Cry como o primeiro single de seu próximo álbum de estúdio, junto com um videoclipe para a música. A música estreou na 3° posição na Billboard Hot 100e é a nona música da Grande a chegar ao top 10.
Ela cantou No Tears Left to Cry no Tonight Show em 1 de maio, onde ela revelou que o título de seu próximo álbum é Sweetener e que ela espera que seja lançado no verão de 2018. O álbum foi disponibilizado para pré-venda em 20 de junho de 2018, juntamente com o lançamento do single promocional “The Light Is Coming“ com a rapper Nicki Minaj.
O segundo single do álbum God Is a Woman foi lançado em 13 de julho de 2018 e alcançou o número 8 no Hot 100 e foi a 10ª música do Grande a alcançar o top 10 do mesmo álbum. O álbum foi lançado em 17 de agosto de 2018 e obteve uma recepção comercial positiva, atingindo o topo das tabelas de mais de 20 países. Grande deu quatro concertos para promover o álbum, anunciado como The Sweetener Sessions que começou em 20 de agosto de 2018 em Nova York, Estados Unidos e terminou em 4 de setembro de 2018 em Londres, Reino Unido.
thank u, next
Em novembro de 2018, Grande anunciou seu quinto álbum de estúdio intitulado Thank U, Next através das redes sociais. A faixa-título foi lançada em 3 de novembro como primeiro single do disco. Em janeiro de 2019, Grande lançou 7 Rings como segundo single do disco e anunciou a data de lançamento para 8 de fevereiro. Break Up with Your Girlfriend, I’m Bored foi lançada como terceiro single no dia do lançamento do disco. O álbum estreou na primeira posição na Billboard 200 com 360 mil unidades vendidas.
Em abril de 2019, juntamente com Victoria Monet, sua amiga e colaboradora de longa data, lançou o single Monopoly. A musica, segundo Ariana, é uma celebração de amizade. A faixa ganhou um clipe animado com a aparição das duas. O clipe foi dirigido por Ricky Alvarez.
Sweetener World Tour foi a terceira mundial da Ariana Grande, em suporte ao seu quarto e quinto álbum de estúdio Sweetener (2018) e Thank U, Next (2019). A turnê foi oficialmente anunciada no Twitter da intérprete em 25 de outubro de 2018 e percorre arenas na América do Norte e Europa, começando em 18 de março de 2019 no Times Union Center em Albany, Nova Iorque, e terminando em 22 de dezembro do mesmo ano no The Forum em Inglewood, Califórnia, Estados Unidos, totalizando 97 shows.
• Saiba mais sobre a Sweetener World Tour •
positions
Em outubro de 2020, Grande anunciou que seu futuro sexto álbum de estúdio seria lançado no mesmo mês. O álbum Positions foi lançado em 30 de outubro de 2020, e atingiu o número um na Billboard 200, tornando seu quinto álbum a atingir essa marca. O primeiro single, a faixa-título, foi em 23 de outubro e debutou em primeiro lugar na Billboard Hot 100, tornando o seu quinto single a atingir o topo das paradas e quebrando vários recordes. Ariana se tornou a primeira artista a ter cinco estreias número um na Billboard Hot 100 e a primeiro artista a ter suas primeiras cinco estreias número um no topo. “Positions” se tornou seu terceiro single número um em 2020 depois de “Stuck With U” e “Rain on Me“, tornando Ariana a primeira artista desde Drake a ter três canções número um em um único ano e a primeira artista feminina a fazem isso desde Rihanna e Katy Perry.
O álbum foi procedido por três singles. A faixa-título foi lançada como o primeiro single uma semana antes do lançamento do álbum. A canção estreou no topo da Billboard Hot 100 e rendeu a Grande seu quinto single número um nos Estados Unidos. Após o lançamento do álbum, todas as suas 14 faixas entraram simultaneamente na Hot 100, com o segundo single, 34+35, alcançando o número oito na parada, e atingiu o número dois após o lançamento de seu remix com Doja Cat e Megan Thee Stallion. POV foi enviada para rádios hot AC estadunidenses em 19 de abril de 2021, servindo como o terceiro single do álbum. O álbum estreou no número um na Billboard 200 dos EUA com 174.000 unidades equivalentes ao álbum, que incluí 42.000 de vendas puras, marcando o quinto álbum número um de Grande nos EUA. Em outros lugares, alcançou o primeiro lugar no Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, Noruega e Reino Unido.
Em 27 de outubro de 2020, Grande anunciou que CDs de edição limitada de Positions com duas capas alternativas serão lançados em conjunto com o álbum, e foram disponibilizados para pré-venda no site de Grande. Em 30 de outubro de 2020, uma quantidade limitada de CDs da edição padrão de Positions, autografados por Grande, foram disponibilizados no site.